sexta-feira, 1 de maio de 2009

I Encontro Nordestino de Cordel

Ocorre em Brasília, o I Encontro Nordestino de Cordel, nos próximos dias 28 e 29 de maio, no Teatro da CAIXA. Organizado pela Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo) tem o patrocinado pela CAIXA, e é apoiado pelo Ministério da Cultura. No encontro serão apresentados seminário, mesas-redondas, lançamento de livro, exposições de publicações em cordel e shows. A entrada é franca.

O I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília tem por objetivo valorizar, difundir e fortalecer as manifestações culturais do Nordeste a partir da linguagem do Repente e da Literatura de Cordel. Para isso, foi montada uma completa programação que engloba desde o debate e a proposição de ações estruturantes para o setor, até lançamento de livro, exposições de Cordéis e shows com cordelistas, repentistas e cantadores.

A atividade âncora do Encontro é a realização, no dia 29, do Seminário "Políticas Públicas para o Cordel", que reunirá artistas, editores, professores, pesquisadores, gestores públicos, políticos, empresários, dirigentes de entidades do terceiro setor, entre outros interessados nos temas. O Seminário discutirá, em duas mesas-redondas, duas importantes ações para o setor: A proposta de criação da Cooperativa Nacional de Cordel em âmbito nacional como instância de integração, mobilização e proposição de ações comuns entre os diversos atores e iniciativas existentes no País ligados ao Cordel e suas linguagens afins; e, A mobilização em torno do pedido de registro, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Repente e da Literatura de Cordel como patrimônios imateriais brasileiros.

Na parte artística, a Acrespo, organizadora do Encontro, celebra a relevância da ocasião apresentando ao público diversas manifestações que dialogam com o cordel. O I Encontro Nordestino de Cordel em Brasília encerra com uma homenagem especial ao consagrado poeta popular do Nordeste brasileiro, Patativa do Assaré, no ano em que se comemora o seu centenário de nascimento.

A programaçao do evento pode ser visto atraves do blog Lampião Aceso .



p.s: Texto Retirado e editado do blog citado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato.

Qual livro se tornaria um bom cordel?

Qual a técnica mais utilizada no Cordel?